sexta-feira, 17 de fevereiro de 2017

Itens Mágicos Inteligentes

Resultado de imagem para item magico Ter uma espada mágica é uma coisa, mas ter uma espada mágica inteligente é outro nível. Até agora não há muitas regras para a criação de itens mágicos inteligentes. No entanto, um mestre criativo pode sempre da seu jeitinho.
Vamos usa como exemplo o item citado no inicio desse artigo. hoje eu estou compartilhando alguns dos prós e contras que experimentei através da introdução de um item mágico inteligente em uma das minhas campanhas. Não é algo que recomendo para todos, especialmente aos novos jogadores, mas pode adicionar um elemento novo e imprevisível para o seu jogo.
Aqui estão alguns dos prós e contras sobre o uso de  itens inteligentes:
Pros


  • Compartilhamento De Conhecimento


Apresentar um item inteligente em uma sessão dá ao mestre um meio para distribuir informações que de outra forma não seria  possível. O item pode ter um conhecimento limitado a temas específicos, como um período histórico antigo, fraquezas de um monstro ou magia arcana. O mestre pode decidir deixar apenas a extensão do conhecimento do item vaga. Dessa forma, se ele precisa fornecer informações importantes para os PJs e não tem qualquer outro método razoável no jogo de como fazer isso, ele pode simplesmente usar o item.

  • Propósito Específico
A maioria dos itens inteligentes têm um propósito especial ou um poder especial. Quando estiverem reunidas as condições adequadas a arma ganha um poder ou bônus que normalmente não possuem. Se ele foi projetado para derrotar um tipo de criatura específica, então talvez ele brilha em sua presença, ou fornece bônus de melhoria quando lutando contra eles, ou ela marca um critico em um 18-20, mas apenas quando lutando contra aquela criatura específica. Em todas as outras circunstâncias é apenas uma espada mágica Comum. Isto pode ser particularmente útil se o foco de uma campanha gira em torno da luta contra os inimigos especificados no item.

  • Poderes utilitários
Itens inteligentes, muitas vezes possuem poderes de utilidade para além da sua magia primária. Estas são geralmente como soletrar-poderes que o utilizador pode desencadear conforme necessário. Isso pode incluir a capacidade de gastar um pulso de cura durante o combate, abrir uma porta trancada, decifrar uma língua estrangeira ou oferecer um bônus de +2 em um teste de perícia. Este bônus adicional torna itens inteligentes  muito mais desejável para PJs. Ele também pode resolver as deficiências que o grupo possa ter se esta  faltando um conjurador ou um líder.

  • Reputação Positiva
Se um PJ encontrar um item inteligente pode mudar a sua vida para melhor. Possuir um item pode levar benéficas consequências no jogo. A gravidade de tais benefícios fica a cargo do mestre, mas deve ser em relação ao nível do item e sua importância para a história do arco-geral.
Contras
  • Controle
Itens inteligentes geralmente têm algum tipo de capacidade de influenciar o seu portador. Esta pode ser uma forma sutil de manipulação. Em outros casos, o desejo do item de controlar o PJ pode ser por demais evidente. Em ambos os casos, apresenta um obstáculo interpretativo desafiador. Como o mestre  você não quer forçar o PJ a jogar com seu personagem de uma certa maneira, mas você precisa para demonstrar que a arma tem algum nível de controle. Mesmo um item com um propósito nobre pode tentar forçar a sua própria 
vontade em um PJ desavisado.

  • Finalidade Única
Se um item é médio na maior parte do tempo, mas excepcional quando lutando contra um tipo de criatura específica, então os PJs podem começar a procurar aquela criatura com mais frequência. Isto em si não é uma coisa ruim, mas pode levar uma campanha cuidadosamente planejada a sair dos tilhos. Um PJ que prefere caçar lobisomens do que encontrar o príncipe sequestrado claramente perdeu o interesse no maior arco da história. Se esta nova meta é o resultado de algum tipo de influência sobre o PJ pelo item, em seguida, ele pode se tornar um sub-enredo interessante, mas se é apenas um PJ com fome de EXP que quer somente ficar  mais poderoso, então este é um problema.

  • Falar sozinho
Se o item inteligente pode falar, em seguida, o jogo pode reverter para episódios de Pjs conversando com sua arma. Isto pode parecer engraçado as primeiras  vezes, mas fica obsoleto rapidamente. Isto é especialmente incomodo se o PJ e o item discordarem. Se um PJ passa mais tempo conversando com seu Item inteligente do que com  outros PJs, então é hora de reavaliar a adição de um item inteligente como esse.

  • Reputação negativa
Se um item é inteligente, então há uma forte probabilidade de que ele tenha uma reputação. Itens mágicos poderosos não permanecem em segredo por muito tempo. Um PJ que brande um item inteligente à vista de toda a gente está pedindo para ter problemas. Ele pode querer ser encontrado por alguém que não seja o seu atual portador. Se assim for, ele pode recorrer aos outros, especialmente se o item pode se comunicar por telepatia ou por fala. Neste cenário, o item pode chamar a outros ou simplesmente anunciar sua presença e deixar os rumor espalhar a palavra. Se o PJ é capaz de resistir ao controle do item ou se o PJ decide que vai  abandonar a sua vontade, a fim de fazer o que quer, então o tal item vai tentar com ainda mais persistência  encontrar um novo proprietário.
Você já  teve um item mágico inteligente? Comente sobre a sua experiência! Que regras você usa para itens inteligentes ? Ou você acha essa mecânica desnecessária ?


Resultado de imagem para item magico

0 comentários:

Postar um comentário